quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O homem e a Borboleta azul






E um dia, no lago acinzentado e mecânico, apareceu uma borboleta azul. Ele recebeu em sua face aquele brilho ofuscante, tão maior que ele. Não pôde tirar seus olhos: era sua salvação. Aquela borboleta azul poderia preenchê-lo, torná-lo completo. Se tivesse aquele brilho para si, brilharia tão intensamente quanto ele. Se o possuísse, tornaria-se o próprio brilho.

A caçada começou. Correu quilômetros sem cansaço, empenhou-se como nunca, planejou os mais diversos estratagemas, nadou por horas em busca de sua borboleta azul. Não mediu esforços.

Enfim a teve.

Ali em suas mãos, as asas mexendo-se lentamente, o objeto de desejo mirava-o através de seus olhinhos tontos de borboleta. Era sua. Um prazer tomou-lhe o corpo, sentiu o vazio sendo expulso, sentiu metamorfosear-se na borboleta azul.

Em um mísero instante.

A prazer se foi. A borboleta, presa entre as grades dos dedos do homem, já não tinha mais brilho, era menos graciosa, menos bela, menos única. Não era nada do que antes aparentava. E a mão fria esmagou-a na fúria de não conseguir completar-se. Teve-a, mas não pôde dela sorver o brilho. O vazio transbordou novamente em seu ser.

*Fragmento do texto "O caçador de borboletas azuis", Vi no Influxo.org.



-- Qual mulher nunca foi uma Borboleta azul?

Estamos lá, lindas, solteiras e bem resolvidas...até que um moço decide que quer a gente pra ele.

A confusão se instala...

As mãos do homem parecem seguras, mas não deixam de ser uma prisão. Não sabemos ao certo se são mais seguras ou se são mais prisão, por que estão também em cena os sentimentos que embaçam os nossos sentidos.

Haveria um homem que enfim se interessasse em descobrir e manter o brilho da borboleta, procurando entender o que a fazia tão especial?

Lembrando que os motivos do brilho são diferentes pra cada borboleta, podem ser vááários, além de mudar de tempos em tempos. :P

E o que geralmente acontece...

O brilho que ele gostaria de ter pra sempre de você é feito daquilo que você conquista quando tem a liberdade para fazê-lo.

La Mariposa (actualmente azul)

2 comentários:

  1. Assim são os humanos minha amiga borboleta! Esquecemo-nos que o amor precisa de liberdade....somos seres de liberdade! Não me refiro a liberdade de ficar sozinho e fazer o q quiser, não. Falo da liberade de poder crescer lado a lado, poder engrandecer-se com a presença do outro.
    Que felicidade buscamos criando gaiolas, prisões??? Nada sobrevive a falta de ar, a falta de cumplicidade e de confiança...

    Com toda a cumplicidade do mundo:

    Labiata!

    ResponderExcluir
  2. Não é por acaso que a Beija-flor tem uma borboleta azul na pele.
    Todos nós temos um brilho especial que precisa ser cultivado livremente para que possamos sempre escolher voltar.

    Bjos,
    Beija-flor.

    ResponderExcluir