quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Instinto de fidelidade ou burrice feminina?




Quem nunca ouviu essa frasezinha ridícula? "A mulher é coração e o homem é corpo" Ou então, "a mulher pensa com acabeça de cima e o homem com a cabeça de baixo". Se eu acreditasse na dicotomia entre corpo e psiquê ou até mesmo em Papai Noel poderia me contentar com esta justificativa ridícula que alguma corna inventou pra num cair naquela depressão!! Mas, como eu considero homem e mulher como seres bio, psiquicos e sociais, prefiro ir mais além. A idéia (também) ridícula que foi difundida na nossa sociedade de superioridade masculina é a responsável por tudo isso. A traição masculina é socialmente aceita e justificada. No entanto, a traição feminina é condenada e é vista como moralmente inceitável (antigamente as coitadas eram até apedrejadas. Viva aos direitos humanos!). Dando uns paseiozinhos aqui pela net li algumas tentativas de justificativas biológicas para este comprotamento social do homem."Características biológicas do homem, como estar sempre fértil e não precisar carregar o bebê por nove meses, certamente fazem com que seja interessante copular com o maior número de fêmeas no menor período possível. Estamos capacitados a trair porque em algum momento da nossa história evolutiva tal capacidade se mostrou adaptativa, trair as parceiras funcionou para que alguns antepassados nossos se reproduzissem com maior sucesso do que outros". Entretanto, eu prefiro ficar com a idéia de Bauman (2004) apresentada em seu livro Modernidade Líquida(e q pode ser aplicada neste contexto): "este mundo detesta tudo o que é sólido e durável, tudo que não se ajusta ao uso instantâneo".

Talvez seja por aí mesmo...talvez o "e foram felizes para sempre" não cabe nas novas configurações de mundo e nos relacionamentos que se estabelecem nele. Eu só questiono uma coisa. Por que a traição feminina é vista com tanta discriminação?? Por que nós mulheres não conseguimos trair com a facilidade que os homens o fazem??
Acredito que a luta pela igualdade de gênero iniciada pelas nossas antepassadas ainda não se findou e se renova a cada dia.

Abaixo às ideias tradicionais, conservadores e machistas!! Abaixo ao superego!!

Quero finalizar com o pensamento de Fátima Oliveira, publicado no jornal "O Tempo" (matéria: A fidelidade feminina):

"A moral hodierna, ainda estribada em uma cultura patriarcal, faz de conta que não entende que a obrigatoriedade de ser fiel nos relacionamentos afetivo-sexuais é uma violência quando não mais se deseja aquela pessoa, ou somente aquela pessoa!"

Bjos a todas MBRs, não necessariamente deste blog..hehehehe...
Piriga.

4 comentários:

  1. KKKKKKKK arrasou amiga! Fundamentação teórica e tudo pra comprovar o preconceito secular que carregamos. A moral é machista atravessa as era e insiste em se aplicar aos tempos modernos. é preciso reciclar...reciclar pra sobreviver. novos tempos, exigem novas posturas! E já tá mais do que não hora de parar com essa conversa de que mulher trair é feio... somos seres de desejo...e desejo não escolhe sexo para se manifestar....

    E só pra ecooar e ratificar sua idgnação (q não deixa de ser nossa): ABAIXO AO TRADICIONALISMO CASTRADOR! NÃO DÁ MAIS PRA RECALCAR...VAMOS VIVER!

    bjs,

    Labiata

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu complemento e lembrete. Realmente, esqueci de falar da castração!

    E me lembrei agora também de uma música que eu adorooo. Tempos Modernos do Lulu Santos.

    Só vou cantar um trechinho:

    "Hoje o tempo voa amor
    Escorre pelas mãos
    Mesmo sem se sentir
    E não há tempo que volte amor
    VAMOS VIVER TUDO O QUE HÁ PRA VIVER
    VAMOS NOS PERMITIR!"

    Piriga.

    ResponderExcluir
  3. Eu já disse q amo essa piriguete hj???

    Amiga, muito bom seu texto... a espera valeu a pena. Concordo plenamente, em gênero número e grau. Abaixo ao machismo, abaixo ao "manter as aparências"! Vamos ser verdadeiras com a gente mesmo, acima de tudo.

    "Pra que usar de tanta educação pra destilar terceiras intenções?"

    Beija-flor.

    ResponderExcluir
  4. "Bate, bate, bate, coração
    Não ligue, deixe quem quiser falar!
    Porque o que se leva dessa vida, coração
    É o amor que a gente tem pra dar"

    Trecho de Bate-coração - Bjos, Beija-flor.

    ResponderExcluir