sexta-feira, 27 de novembro de 2009

E o que nós procuramos em um relacionamento?




Eis a pergunta que tenho me debatido muito e o texto de Jabor postado por nossa amiga Labiata só colocou mais caraminholas na minha cabecinha confusa. :§ Recentemente li outro texto sobre o tema, do psicanalista Ferreira Neto, com o título: “O amor é dar o que não se tem, a alguém que não o quer!" - Idéias do nosso querido Lacan que adora complicar tudo. Assim, resolvi colocar aqui algumas inquietações.
Pensem comigo, se nos somos mulheres bem resolvidas, estamos no caminho para a satisfação profissional, temos a companhia maravilhosa uma das outras, temos família (não nascemos de chocadeira), nos divertimos, viajamos, cantamos (encantamos), bebemos, rimos (muito), choramos, resolvemos nossos problemas, e fazemos tudo isso sem a presença masculina, que muitas vezes não se faz necessária e ainda atrapalha,se duvidar. Então, está faltando o que, afinal de contas? Satisfação sexual? Acho que não porque hoje em dia isso é muito fácil de ser resolvido, toda MBR tem aquele ‘amigo’ que está sempre a disposição. Chega-se a questão do psicanalista acima citado, queremos dar ao outro amado aquilo que supomos que ele quer. E ainda mais, procuramos no outro, companheiro de relacionamento (no caso, no homem), aquilo que nos falta, mas o núcleo da questão é que não sabemos o que nos falta e ai parte tudo para o campo da fantasia ( e o que não é fantasia?). Investimos num relacionamento porque supomos que o Outro tem esse objeto ausente, e esse outro também só investe na relação se imaginar que temos aquilo que lhe falta, quando não há essa busca de um pelo outro, o relacionamento está fadado ao fracasso, ou ao chifre.
Eu bem sei que tem certas coisas que não adianta a gente querer explicar, entender e achar respostas absolutas, porque não se explica, se sente. Ainda mais no plano dos relacionamentos amorosos que é tudo tão pessoal e confuso. Mas gostaria de compartilhar essas inquietações com vcs.

Com carinho,
Beija-flor, a inquieta.


Recomendo para leitura: http://www.psicanaliseemcurso.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9:o-amor-e-dar-o-que-nao-se-tem-a-alguem-que-nao-o-quer&catid=2:artigos-em-livros&Itemid=7

Nenhum comentário:

Postar um comentário