quarta-feira, 5 de maio de 2010

Girl Effect

Olá meninas e meninas! Eu participei de um seminário que discutiu questões de gênero e uma frase me chamou bastante atenção: "Investimentos feitos em garotas geram no mínimo, a metade." É sobre o chamado Girl Effect.

Trata-se de um projeto onde a Nike Foudation, em parceria com a NoVo Foundation, fundação da qual participa Warren E. Buffett, o atual homem mais rico do mundo, lançou, com um investimento de US$100 milhões, o “The Girl Effect”, que visa ajudar garotas adolescentes de países em desenvolvimento para que elas tragam mudanças sociais e econômicas para suas famílias, comunidades e países.

O projeto conta com um site, o www.girleffect.org, onde é possível encontrar mais informações sobre ele e sobre a situação pela qual o mundo e as garotas estão passando, além de uma seção com materiais da campanha, como adesivos, posters, wallpapers e mais, para que você contribua na divulgação, e também uma parte onde é possível fazer sua doação para colocar as garotas na escola, que pode ser feito via o http://www.globalgiving.com/girleffect.

O site nos "recebe" com uma pergunta, se achamos que o mundo está uma bagunça ou não. Se sim, nos é apresentado um vídeo muito bom, criado pela agência Wieden+Kennedy com direção de Matt Smithson da Curious Pictures, apenas com texto e áudio, com uma mensagem forte e tocante. O pró é que o vídeo é em inglês.

Bom, ele fala sobre a idéia do projeto. Inicia com uma lista dos problemas mundiais (como pobreza, aids, fome e guerra) e passa por uma garota, que com suporte adequado passa de uma adolescente com possibilidades de virar uma mulher com aqueles problemas concentrados nela, para uma fazendeira, que utiliza de meios sustentáveis para ajudar sua família e...o mundo. Traz ainda o pensamento se esse efeito fosse ampliado a milhões de garotas. O primeiro passo pra mudar o mundo seria pensar nas garotas.

No site também há dados estatísticos sobre como o grau de escolaridade atrasa o casamento (permitindo que elas escolham o momento adequado), aumenta o tempo de vida das mulheres e sobre como elas investem seu dinheiro, chegando a 90% para a família, contra 40% dos homens.

O que vocês acham?

nike_the_girl_effect.jpg



*Contei com a ajuda de http://www.diretodoforno.com.br/nike-foundation-the-girl-effect/

Nenhum comentário:

Postar um comentário