sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

NAMORADO É INDICATIVO DE ASCENSÃO SOCIAL ?





É caríssimas, essas férias em casa tem me feito refletir bastante sobre os costumes que regem nossas vidas. Andando com minha mãe pelas ruas da pequena cidade onde nasci, parava para aquele velho papo de calçada com ex-vizinhas e amigas de minha mãe que me viram crescer. Papo vai e papo vem, duas perguntas básicas em toda a conversação eram: Você já se formou? E tá com namorado?. Em resposta à primeira pergunta, eu lhes dizia que terminaria a faculdade esse ano. E sentia a distância o suspiro de alívio no peitos de minhas “tias”. Mas ao responder negativamente ao segundo questionamento – EU NÃO TENHO NAMORADO - elas olhavam pra mim com uma cara de pena, de dó que eu poderia ouvir sem esforços os lamentos abafados, e a sublime exclamação: é mais depois que terminar a faculdade vai arrumar um né? Não se pode viver sozinha não, minha filha. Nossa, eu olhava pros céus e pedia a alguma nave que me abduzisse urgentemente do recinto, para não ter que argumentar que dá pra ser feliz sem namorado. Minha mãe, tadinha, se desdobrava em justificativas de minha solteirisse perpétua, e pra completar o cenário tão penoso dizia às suas comadres que com fé em Deus eu iria encontrar alguém especial.

Depois dessa experiência deplorável, vivida nas calçadas de minhas “tias”, cheguei em casa e fiquei pensando... Será que a ascensão social da mulher só se completa com um homem do lado? E os anos que você se dedica aos estudos e a aquisição de conhecimentos? Estes são subtraídos em prol de não ter que vagar sozinha pela vida? Que garante que um namorado lhe protege de solidão??? Entre outras, essas questões tomaram minha mente indignada com esse modo de ver a vida, onde a mulher bem vista pela sociedade é aquele que obedece a tríade: PROFISSÃO – MARIDO – FILHOS.

Aguardem as cenas do próximo capítulo...

A indignada Labiata!

Um comentário:

  1. Concordo totalmente com sua indignação, infelizmente,apesar dos esforços das MBR continuamos numa sociedade machista e patriarcal.

    Bja-flor, tb indignada.

    ResponderExcluir