terça-feira, 1 de junho de 2010

Meu amor é impossível, apesar disso eu te amo!

O título da postagem é uma frase do psicanalista Jorge Forbes. Em vídeo postado a seguir, Forbes traz algumas reflexões sobre o que é o amor e suas im/possibilidades. Reflete: "Não existe prova de que o amor seja justo. Homens e mulheres têm formas de satisfação muito diferentes. O amor é sempre inadequado e bagunceiro." Não seriam então as paixões platônicas as mais intensas e duradouras, justamente por sabermos que não podemos concretizá-las? Saber que algo é inacessível nos dá o combustível para querê-las ainda mais. Saber, então, que o amor não é explicável, nem concreto, nem previsível, e muito menos justo, nos faz buscá-lo ainda mais.




http://www.youtube.com/watch?v=OSfoxlp-lfQ&feature=related




Beija-flor, em homanagem a proximidade do Dia dos Namorados.

3 comentários:

  1. Tod busca tem seu fim... ou vc acaba encontrando esse diacho de amor... ou vc cansa e se conforma com o não-amor(que cá entre nós, não é de todo mau não...kkkk)

    Parafraseando Renato Russo: Quem acredita sempre alcança, ou cança... sei lá... kkkk

    bjs,

    Labiata!

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiii essa postagem. Muito haver com o meu momento hoje. Não acredito em amor!! Não naquele amor eterno, incondicional, que tudo crê, tudo espera e tudo suporta. Isso só existe nas poesias, nas músicas e nas novelas, mas não na vida real. Mas ainda acredito em relacionamentos. Acho que o sentimento de "querer estar com" confunde-se com essa definição de amor. Acho que o amor pode ser leve, sem cobranças e terminável.

    Piriga.

    ResponderExcluir
  3. A teorização sobre amores impossíveis é muito interessante. Fato que seja uma busca construída culturalmente e que configure algo um tanto irracional, mas que sentimento não o é?

    Agora, falar sobre a minha paixão pelo cheiro de terra molhada não é o mesmo que descrever o processo químico pelo qual ele é formado. A segunda fala seria bem mais sem graça.

    A atração por pessoas praticamente inatingíveis ou inatingíveis mesmo faz com que vivamos coisas boas também, com que sonhemos com uma pessoa que talvez só exista em nossas mentes. Mas quem pode dizer que não estar imerso na prática, não viver os amores de forma objetiva é ruim? Quem poderia taxar os sonhadores de tolos, quando sua experiência de amor pode ser tão mais rica que a nossa?

    Interessante também é o desafio que o amor impossível nos propõe. Mais instigante para se alimentar um sentimento que a impossibilidade de se ter a pessoa amada, é mínima possibilidade. E ela sempre existe.

    Meu pensamento na linha do twitter:
    O amor não é leve, sem cobranças e terminável...Isso é uma ficada. O amor é outra coisa.

    La Mariposa

    ResponderExcluir